9 de outubro de 2008

Dengue: Portugal em risco?


"Portugal está em «alerta» e em «situação de risco» em relação à possibilidade do mosquito que transporta o dengue entrar em Portugal, confirmou ao PortugalDiário o director-geral de Saúde, Francisco George, que, no entanto, esclarece que apesar do «alerta moderado» não há nenhuma «caso de vectores» no Continente, ou seja, nenhum mosquito foi detectado.

«Há um alerta moderado e uma situação de risco, no entanto, não foi detectado nenhum vector de transmissão [mosquito] em Portugal continental. Não temos essa espécie de mosquito e como tal não estamos em risco em relação com quem tem», explicou o responsável da Saúde.

Opinião contrária tem o especialista António Grácio, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, que, em declarações à TSF considerou que «o mosquito que transporta o dengue ainda não entrou em Portugal Continental, a partir da Madeira, por «uma questão de sorte».

Madeira: nova campanha de desinfestação de mosquito


Para o especialista, o grande risco está no transporte marítimo entre o arquipélago da Madeira e o continente. «Não sei se as autoridades estão a fazer alguma vigilância a esses barcos. Se não estão, é uma questão de tempo», alertou.

Sobre esta possibilidade de transmissão, Francisco George esclarece que foi criada uma «rede especializada Entomológica de vigilância de vectores» que monitoriza a entrada de mosquitos. «Existe uma grande cooperação da Madeira, não está excluída da vigilância e eu próprio estou em contacto».

O director-geral de Saúde adiantou ainda que nestes casos «há uma abordagem muito eficaz» que consiste «em resolver o problema na fonte».

Alerta de estudo europeu

O organizador do Congresso Nacional de Doenças Infecciosas aconselhou os portugueses que viajam para o Brasil a marcarem uma «consulta do viajante» para se prevenirem contra o dengue, vírus que já causou dezenas de mortos naquele país.

O dengue, transmitido pela picada de um mosquito, é precisamente um dos temas em debate no Congresso Nacional de Doenças Infecciosas e Micriobiologia Clínica, Sida e Parasitologia, que começou esta quinta-feira em Vilamoura, Algarve, e termina sábado.

De acordo com Francisco Antunes, director de serviço de doenças infecciosas do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, «o mosquito tem revelado alguma expansão para além das fronteiras habituais». O responsável cita um estudo europeu onde Portugal é apontado como um dos países mediterrâneos susceptíveis ao aparecimento do mosquito.

Para o especialista o tema «não deve ficar no segredo dos gabinetes», declarou ao Correio da Manhã, considerando que «não queremos assustar as populações, mas torná-las atentas»."


Tema interessante para abordar em Geografia.

Sem comentários: