Geocommons é um recurso interessante e de utilização relativamente fácil para visualizar mapas temáticos, utilizando mapas já disponíveis na base de dados do Geocommons ou com a possibilidade do utilizador criar o seu próprio mapa.
Vejamos como utilizar os recursos do Geocommons:
Finder consiste numa base de dados sobre variadíssimos indicadores (demografia, agricultura, economia, saúde, tecnologia, ambiente, recursos hídricos, entre outros), os quais poderão ser visualizados num mapa. O utilizador pode ainda fazer o upload e partilhar os seus próprios ficheiros (formato CSV, shapefile ou KML) com dados estatísticos, para representação no mapa. Podemos também fazer o download de ficheiros de dados, nos formatos atrás referidos, para o nosso computador para serem manuseados ou actualizados pelo utilizador.
Através do Maker, criamos os nossos próprios mapas, com os nossos dados ou com os que já estão disponíveis no Finder. E é aqui que reside a autonomia do utilizador para construir o mapa, já que pode personalizar o tipo de mapa base pretendido, o título ou o tipo de representação (área, círculos proporcionais, pontos, linhas, ícones, etc.). Também a legenda do mapa pode ser personalizada pelo utilizador, desde a escolha da gama de cores até ao método de divisão em classes.
Existe também a possibilidade de se carregarem dois mapas e fazer a sobreposição de dois temas.
Para uma exploração didáctica do fenómeno representado, clicando sobre cada um dos símbolos ou áreas, obtém-se o valor do indicador, como se mostra ao lado.
Para se utilizar o Geocommons na sua plenitude é necessário fazer o registo (username e password).
Bastante fácil de utilizar, Geocommons é um recurso a considerar para as aulas de Geografia, dando autonomia aos alunos para personalizarem o seu próprio mapa e permitindo obter na mesma turma, diferentes formas de representar o mesmo fenómeno.
Sem comentários:
Enviar um comentário