AGRITOPIA
AGRITOPIA é um jogo de papéis sobre as influência das políticas agrícolas no futuro de um hipotético país, permitindo que os jogadores explorem a interdependência entre desenvolvimento económico, política agrícola e alterações climáticas.
O desafio é assegurar a prosperidade da população num país em desenvolvimento com uma população crescente, frágil abastecimento de alimentos e um clima em mutação que ameaça o setor agrícola.
A duração do jogo é de cerca de 1h30m e requer pelo menos 5 participantes, com 1 ou 2 facilitadores para conduzir o jogo.
Os participantes desempenham o papel de líderes do país africano Agritopia e formam 5 grupos de interesse, cada um liderado por um ministro do governo que fala em nome do grupo. Cada grupo tem uma certa quantidade de poder político, representado por fichas coloridas, que podem “gastar” em políticas favoráveis aos seus interesses.
Em duas rodadas de jogo, os grupos devem negociar entre si e com outros grupos para atingir seus objetivos políticos. Após cada rodada, as políticas escolhidas pelos participantes são testadas com o modelo computacional do ALPS (Agriculture and Land Policy Simulator) para determinar suas consequências para o país, para o clima e para os próprios grupos.
O material para o jogo está disponível em português e pode ser descarregado aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário