13 de dezembro de 2018

Petição: POR UMA VALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PARA O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

De há algum tempo a esta parte apercebemo-nos que a população portuguesa (inclusivé autarcas), não valoriza o seu território - pelos atentados urbanísticos que observamos, pelo abandono a que votaram a floresta sem aceiros nem limpeza, pela "ligeireza" com que se fiscaliza a actividade das pedreiras...etc. Tudo isto radica no desconhecimento. Quem não conhece não valoriza. A Geografia, ciência de encruzilhada entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas, proporciona uma formação que desenvolve nos alunos competências que lhes permitirão intervir com sentido crítico na "apropriacão" do território, nomeadamente quando objecto de planeamento e ordenamento.

A flexibilização curricular, apesar de terem sido definidas Aprendizagens Essenciais pelo ME, permite que haja escolas em que os alunos têm uma única aula de Geografia (45 minutos) por semana e muitas escolas do 2º ciclo não têm no quadro qualquer professor formado em Geografia apesar de existir a disciplina de História e Geografia de Portugal.

Parece pois ser urgente promover alterações e nesse sentido surgiu esta petição que, se considerarem justa, a subscrevam e divulguem.


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