“IPMA-Escolas: Os porquês
do mar e da atmosfera” - Um projecto de cidadania
A
Ciência está, hoje em dia, omnipresente nas nossas vidas: da exploração dos
recursos naturais às consequências das alterações climáticas, há poucos aspectos
do quotidiano que não dependam de novas descobertas científicas e avanços
tecnológicos. A literacia científica e uma profunda compreensão do modo como os
cientistas interrogam o mundo – o método científico –, mais do que um parêntesis
meramente cultural, tornou-se uma crucial questão de sobrevivência para toda a
Humanidade. Assim, consciente do papel institucional do IPMA enquanto
laboratório do Estado, um grupo de investigadores arregaçou as mangas e lançou o
“IPMA-Escolas: Os porquês do mar e da atmosfera”. Como o próprio nome indica,
trata-se de um projecto de divulgação da Ciência para os alunos dos diferentes
níveis de ensino, por enquanto focado no pré-escolar e no primeiro ciclo do
ensino básico. Contando já com a experiência no terreno de alguns dos membros do
grupo, o objectivo é o de, descontraidamente, levar a Ciência até aos mais
novos, através de divertidas experiências ao vivo, histórias, vídeos,
apresentações e textos adequados aos diferentes níveis etários, ou simples
conversas “à roda da fogueira”. As acções a desenvolver centrar-se-ão na
temática do mar e da atmosfera e visam mostrar um pouco da Ciência que se faz no
IPMA. Incutir nas crianças o gosto pela procura de respostas aos “porquês” que
as habitam, aguçar-lhes o espírito crítico, estimular-lhes o raciocínio dedutivo
e conduzi-los à alegria da descoberta são os pilares centrais deste autêntico
projecto de cidadania participativa. E, porque atento às possibilidades abertas
pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o projecto “IPMA-Escolas”
marcará presença na Internet através do blogue “IPMA-Escolas”
(ipmaescolas.blogspot.com/) e de uma página no Facebook.
2014-06-09
(IPMA)
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