8 de abril de 2012

Pastores, guardiões da paisagem

“As campanhas da Idanha criam, por si sós, mais ovelhas do que toda a Serra da Estrela”
RIBEIRO, Orlando, 1941, Contributo para o estudo do pastoreio na Serra da Estrela.


Incontornável no mundo rural português, a pastorícia assume uma importância capital em terras de Idanha, como se depreende claramente das palavras de Orlando Ribeiro, tanto ou mais significativas, dada a relação estabelecida com um dos territórios pastoris de referência no nosso país, a Serra da Estrela.

Registo de trabalho essencial para compreender a vida rural da região pelo seu carácter estrutural e a extensa rede de ligações com os territórios envolventes, as perdas e mudanças profundas operadas ao longo do século passado remeteram muitas das práticas tradicionais para uma existência sobreposta às histórias de vida dos seus intervenientes. 

A investigação de Rita Jerónimo, realizada no quadro da instalação do Centro Cultural Raiano e que culminou na exposição Agricultura nos Campos de Idanha (1995-1997) constituiu o ponto de partida de um trabalho ao qual urgia dar continuidade, dada a fragilidade sentida face aos detentores desses arquivos de memória ditada por um horizonte temporal cada vez mais limitado.

Assim, surgiu "Pastores. Guardiões de uma paisagem", publicação datada de 2008, editada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, à qual se pode aceder em ficheiro "pdf", aqui.

Sem comentários: