1 de março de 2010

A Terra não dá descanso

Começo a não ter tempo para divulgar os recursos existentes por aí, para documentar e trabalhar em termos didácticos, as catástrofes naturais. Depois do Haiti, a Madeira e logo logo a seguir, como se a Terra se tivesse sentido ferida no seu orgulho por estarem a dar demasiada atenção à intempérie da Madeira, eis que prega mais uma partida e toca a tremer o Chile. E logo com uma magnitude de 8,8. E de novo com o fantasma do tsunami no Oc. Pacífico. É o 2 em 1.

Comecemos por um webSIG da National Geophisical Data Center, intitulado "Tsunami Travel Time Maps" que nos mostra o número de horas de deslocação de um tsunami a partir de cada localização que o utilizador escolher (ou de algumas pré-existentes).

Esta funcionalidade está disponível para todos os oceanos, aqui. Por curiosidade, aqui podemos ver o mapa referente ao terramoto de Lisboa, em 1755, e do tsunami que se lhe seguiu.

Este outro mapa, da West Coast and Alaska Tsunami Warning Center, mostra o potencial energético, em dimensão de onda, que o sismo do Chile provoca ao longo do Oc. Pacífico.


Sem comentários: