A partir de uma ideia de Tony Cassidy, coloquei os meus alunos do 8º ano a escrever a estória da viagem de uma gota de água, desde as nuvens até ao mar. Em pares, com recurso aos computadores portáteis, forneci a cada grupo de alunos o modelo da apresentação para completarem na aula e enviarem para a disciplina "e-geografia" na plataforma Moodle da Escola.
Como prometido há umas semanas atrás, aqui estão dois dos muitos trabalhos das minhas 5 turmas do 8º ano, e os links para outros três exemplos recebidos.
O balanço foi apenas satisfatório, não pelo entusiasmo dos alunos que foi muito, mas pelo facto de muitos alunos não terem sido capazes de inventar uma estória e ao mesmo tempo integrar os conteúdos da disciplina. Por isso a maior parte dos trabalhos, ainda que correspondesse ao solicitado na leitura das paisagens e dos elementos dos cursos de água, ficou longe de cumprir a outro objectivo. Algo que gostaria de ver melhorado no futuro.
Outros exemplos de trabalhos podem ser vistos aqui, aqui e aqui. Uma estratégia a melhorar no futuro, alterando algumas imagens (a perspectiva nem sempre é a melhor). Confesso que o tempo disponível não permitiu mais.
Como prometido há umas semanas atrás, aqui estão dois dos muitos trabalhos das minhas 5 turmas do 8º ano, e os links para outros três exemplos recebidos.
1 comentário:
Thanks for using my idea, and Portuguese as well, the students work is great. Please send my regards.
Enviar um comentário