1 de julho de 2018

Um esquema que explica o mundo


Fonte: SLATE

Um viajante do mundo que fala dez línguas, o linguista britânico Richard Lewis decidiu explicar as culturas do mundo num esquema.

Lewis classifica os países em três categorias: 
Ativos Lineares - aqueles que planeiam, agendam, organizam, estabelecem uma linha de ação, fazem uma coisa de cada vez. Alemães e suíços estão neste grupo. 
Multi-ativos - aqueles povos dinâmicos e loquazes que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, planeando as suas prioridades não de acordo com um cronograma, mas de acordo com a relativa emoção ou importância que cada compromisso tem. Italianos, latino-americanos e árabes são membros desse grupo. 
Reativas - aquelas culturas que priorizam a cortesia e o respeito, ouvindo calmamente os seus interlocutores e reagindo com cuidado às propostas da outra parte. Chineses, japoneses e finlandeses fazem parte desse grupo. Lewis considera que essa categorização das normas nacionais não muda significativamente ao longo do tempo. Reações de americanos, europeus e asiáticos podem ser previstas, geralmente justificadas e, na maioria dos casos, induzidas. Mesmo em países onde a mudança política e económica é atualmente rápida ou abrangente (Rússia, China, Hungria, Polónia, Coreia do Sul, Malásia etc.), atitudes e crenças profundamente enraizadas resistirão a uma súbita transformação de valores quando pressionadas por reformistas, governos ou conglomerados multinacionais.





Sem comentários: