11 de abril de 2010

O mundo donde se foge...


...e o outro para onde se foge.

A origem dos pedidos de asilo tem geografia variável, apesar da forte representação de África e sobretudo da Ásia. Mas os grandes países de destino são os da Europa ocidental e ainda os Estados Unidos e o Canadá. Se tivermos em conta que tudo começa com o drama dos refugiados, que fogem à fome, às guerras ou às perseguições, é evidente que existem dois mundos: aquele donde as pessoas querem partir; e aquele onde estão os eldorados, sociedades onde, apesar dos defeitos, a liberdade e a prosperidade se juntam .

Afeganistão, Iraque e Somália foram os países de onde surgiram em 2009 mais pedidos de asilo. No primeiro caso, uma intervenção militar estrangeira em 2001, a pretexto da guerra ao terrorismo, derrubou um regime obscurantista e prometeu a construção de um Estado democrático e viável. Passados nove anos, a violência é a regra e as esperanças de um futuro decente são mínimas para muito afegãos. No segundo caso, também uma intervenção militar em 2003 a pretexto da guerra ao terrorismo, verificou-se a substituição de uma ditadura por um caos que só agora começa a dar sinais de ser contrariado, pelo que se compreende o grande número de iraquianos que prefere viver fora do país. No terceiro caso, o drama é velho de 20 anos e está relacionado com o fracasso do Estado, o que gerou um território sem lei, que só merece a atenção da comunidade internacional porque pode tornar-se uma base para terroristas ou porque acolhe os piratas que põem em risco a navegação no Índico.

Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido e Alemanha lideram os países de acolhimento, o que não surpreende. São países ricos, membros do G8, e ainda por cima sociedades cada vez mais multiculturais, onde os deserdados do mundo se imaginam bem acolhidos. Mas não basta acolher gente perseguida para tranquilizar as consciências. Por cada pessoa que consegue asilo, existem outras que sofrem a mesma fome, guerra ou perseguição. Enquanto houver dois mundos, um democrático e outro arbitrário, um próspero e outro pobre, tudo em combinações várias, nenhuma consciência pode dormir tranquila.

DN online 3/4/2010

Sem comentários: