20 de abril de 2009

Reflexões que nos fazem sentir bem

Reflexões de colegas formandos na recente acção de formação sobre "Jogos e Simulações na Educação Geográfica" que dinamizei em Torres Novas, com a minha ex-orientadora de estágio e "presidente" Emília Sande Lemos:


"Tentar implementar jogos ou simulações em turmas numerosas e indisciplinadas será sempre um acto de fé. Contudo considero que é uma chave muito eficaz que nos permite abrir as mentes de muitos dos nossos alunos"


"Não saí desta acção da mesma forma que entrei. O cepticismo e a desconfiança foram paulatinamente sendo desmontados ao longo da formação, dando lugar a uma vontade de fazer, de experimentar e de arriscar."


"As minhas expectativas iniciais relativamente à acção de formação eram elevadas, contudo devo dizer que foram em muito superadas."


"Para além disso, devo louvar a grande disponibilidade para a partilha de materiais e experiências de ambos os formadores. Na maioria dos casos, não há espírito de partilha e troca de materiais entre os colegas nas escolas. "


"O facto de ser uma Acção com sessões essencialmente práticas, com exemplificação, aplicação e construção de jogos e simulações, tornou-a dinâmica e atractiva."


"O bem-haja, pela não ocultação das suas experiências de aprendizagem. A visibilidade do gosto de "Ser" docente."

1 comentário:

Ilda B. disse...

É por isto que gosto de ser professora de Geografia. Estes comentários, numa época de tanta aspereza, fazem-nos sentir bem. Obrigada a todos pelo entusiasmo.