22 de fevereiro de 2009

New York, my kind of town... e outras paragens

Num ano onde o inevitável regresso à "Big Apple" se deverá concretizar e que me leva a procurar novos locais a visitar e usufruir, fui encontrar um Atlas da Cidade de Nova Iorque, (inserido no Atlas dos EUA, e do qual também faz parte o Atlas de Boston - também a merecer regresso e estadia em Cape Cod) com um interessante e vasto conjunto de mapas sobre a utilização de transportes nos movimentos pendulares diários, sobre a distribuição da população e do rendimento, para além de muito outros. A informação dos mapas já está um tanto ou quanto desfasada no tempo mas, ainda assim...


Um excelente exemplo de segregação racial e espacial, sobretudo se conjugarmos o mapa acima (percentagem de população negra) com o seguinte (rendimento per capita da população). A 5ªAvenida e a área envolvente ao Central Park é sem dúvida "the best place to live in NY", pelo menos segundo a opinião dos nova-iorquinos.

Outros mapas bastante interessantes podem ser consultados aqui.

Para imagens de satélite dos EUA ou dos vários continentes, de grande dimensão e boa resolução, espreitar The Electronic Map Library. Para além das fotografias de satélite, encontram-se coisas muito interessantes, como por exemplo uma série de vídeos de variadíssimas regiões do Mundo, de grande interesse para o estudo do relevo. Veja-se, por exemplo, esta "viagem de satélite entre Índia - Espanha - Irão". (necessita plugin QuickTime para visualização)

Sem comentários: