7 de fevereiro de 2009

A distribuição da riqueza mundial nos últimos 1500 anos.


Procurava alguns recursos na Internet para as aulas do 9º ano sobre os Contrastes de Desenvolvimento quando encontrei este gráfico e este mapa. Darão origem a uma actividade para a disciplina "e-geografia" na plataforma Moodle da minha escola.

No gráfico em cima, que faz um pouco da história da economia mundial, é evidente como, entre 1750 e 1950, se fez a redistribuição da riqueza, da Índia e da China para a Europa Ocidental e para E.U.A. Porém, constata-se a inversão desta tendência desde 1950, com a Europa e os E.U.A. a perderem o seu peso relativo e o Japão a aumentar a sua proporção na riqueza mundial. Fica-se na expectativa de como o futuro próximo irá acontecer, nomeadamente quanto à China e à Índia, sendo que a primeira é apontada como a grande potência a emergir neste século XXI.

Será também interessante verificar este gráfico daqui a 500 anos. Mas quanto a isso....pois.


Ainda a propósito da riqueza dos países / regiões, um mapa pouco vulgar no que ao indicador representado diz respeito: Densidade do PIB. A elaboração deste mapa é feita através da seguinte fórmula de cálculo:

Densidade do PIB = PIB per capita x Densidade populacional

Quer o gráfico quer o mapa foram retirados de um sítio com muitos outros recursos gráficos com interesse para a Geografia - Visualizing Economics.

Sem comentários: