9 de janeiro de 2009

A neve chegará de novo ao Oeste?

Lourinhã, Janeiro de 2006

As previsões são favoráveis. À queda de neve, claro. Pessoalmente, ficou-me na memória o dia 29 de Janeiro de 2006, pois nunca tinha visto nevar ao vivo e a cores. E o espectáculo da paisagem branca foi soberbo. Quis a sorte que nesse dia tenha tido necessidade de me deslocar de carro até Torres Vedras e assim tive oportunidade de ver os primeiros flocos de neve a cair, até que, horas mais tarde pude contemplar as paisagens campestres com um manto branco que ninguém se lembra de ter visto por estes lados.

Hoje, o dia amanheceu com um manto de geada como nunca vi aqui na Lourinhã e até às 12horas, o meu carro mantinha ainda um montículo de gelo depois de eu ter raspado uma parte do tejadilho às 8h e depois de fazer cerca de 2km até à escola.

O Weather Stress Index (WSI) era, às 6h da manhã, dos mais elevados do país, isto é, atingiram-se valores de temperaturas muito baixas para o normal desta região, como mostra o mapa do Instituto de Meteorologia.

Neste mapa, as cores na gama do roxo indicam a ocorrência de valores anormalmente baixos da temperatura do ar, correspondendo a valores críticos do índice, pelo que a situação é, do ponto de vista do conforto fisiológico, muito adversa.

E amanhã? Tendo que sair de casa bem cedo e tendo que fazer uma viagem, espero ter a sorte de, até Lisboa, ver os campos e as serras cobertas de geada ou, quiçá, neve. Mas qb.

Imagem de www.wetter3.de

Adenda: São 00:20 e começou a chover. Umas gotas grossas mas de pouca duração. Aposto que esta noite ainda vai nevar por aqui.

Sem comentários: