13 de fevereiro de 2009

Konstruktor

Há muito que esperava encontrar algo assim na Internet. Não tem as mesmas vantagens do conhecidíssimo SIMCITY mas permite criar uma cidade ou partes de uma cidade, recorrendo a imagens pré-definidas. Há cerca de três anos atrás, pedi aos meus alunos que desenhassem o plano de uma cidade, obedecendo a certos requesitos (ter um hipermercado, CBD, áreas residenciais de baixa densidade, etc.), sendo que os trabalhos apresentados eram em 2D, dado que para um aluno do 8º ano ou do 9ºano, desenhar uma cidade em perspectiva é tarefa só para predestinados.

Hoje conheci o Konstruktor, um recurso na Internet em Flash, que permite construir a cidade a partir de blocos de edifícios, estradas, jardins, pessoas, barcos, fábricas, entre muitos outros. Tudo à distância de um simples arrastar do rato do computador. Devo desde já dizer que o ambiente "gótico-industrial" das imagens tem algo de assustador mas não deixa de ser um recurso a considerar para colocar os nossos alunos a aplicar os conhecimentos sobre as áreas funcionais da cidade.

Mais à frente, irei experimentar com os meus alunos do 8º ano. Construindo a cidade à sua medida, um "PrintScreen" (não conseguimos fazer Copiar/Colar devido ao Flash) permitirá que os alunos guardem os seus trabalhos e os colem num slide do MS Powerpoint ou que editem a imagem num software de desenho (Paint.NET ou MSPaint) e façam as suas legendas. Outra alternativa poderá ser o professor criar um modelo da cidade e os alunos fazerem a sua legenda. E já agora, dar-lhe um pouco de cor não faria mal nenhum, pois o ambiente é bastante negro.



Basta arrastar os edífícios e restantes elementos à esquerda para o painel da direita, onde está o vermelho, sendo possível apagar cada um dos elementos isoladamente. Pena o site estar em polaco, língua original do seu autor, Mariusz Waras.

Sem comentários: