30 de janeiro de 2009

Globalização - Portugal em 15º

O estudo é do KOF - Swiss Economic Institute. Analisa 158 países e defende que, entre todos eles, Portugal ocupa a 15ª posição no índice de globalização para 2009.

O índice anualmente preparado pelo organismo suíço nasce da análise de um conjunto de 24 variáveis ligadas a três dimensões principais: económica, social e política. A nível económico Portugal surge na 16ª posição, subindo para a 12ª posição se os dados forem apenas analisados no contexto da União Europeia. Na dimensão social desce para a 33ª posição e na dimensão política volta a subir para a 18ª posição. No contexto da UE estas duas dimensões colocam Portugal em 18º e 11º lugar, respectivamente.

As primeiras posições deste índice são ocupadas pela Bélgica, Irlanda e Suíça. Há mais algumas presenças europeias na tabela dos 15 primeiros lugares, mas países como França, Itália, Alemanha ou Reino Unido não estão lá, o que faz Portugal surgir à frente destes parceiros europeus.

A dimensão económica do índice KOF mede fluxos de bens, capital e serviços ao longo do tempo, assim como as informações e as percepções que acompanham as alterações no mercado e os níveis de investimento estrangeiro. A nível social é medido o fluxo de ideias, informação, imagens e pessoas, enquanto a nível político é analisada a difusão das políticas governamentais.
Fonte: TEK

Mapa animado evolução índice de globalização

Download mapa índice de globalização

Mais informações (estatísticas, bases de dados)


Sem comentários: