21 de janeiro de 2009

Ainda se ensina o modelo de Von Thunen?

Von Thunen é o autor da teoria que aprendemos nos bancos da faculdade e que tinha como como pressupostos a uniformidade das condições naturais, uma única cidade ou mercado, tecnologia semelhante, os mesmos custos de produção, um só tipo de transporte e concorrência perfeita.

Von Thunen concluiu que a renda depende da distância ao mercado, ou seja, as terras mais próximas do centro consumidor têm maior renda em relação às mais distantes. A renda de localização, portanto, tem uma relação inversa à distância. Para Von Thunen, como os custos de transporte aumentavam com a distância, o afastamento do mercado determinava a selecção de culturas. Concluiu que os produtos se distribuíam de maneira regular, em anéis concêntricos em torno do mercado – Anéis de Von Thunen.

Os produtos perecíveis ou difíceis de serem transportados localizavam-se próximos do centro consumidor e nos demais anéis estariam a extracção de madeira, as culturas de cereais e a pecuária. As áreas mais distantes do mercado não teriam muitas culturas, pois, os custos de transporte seriam maiores.

Fui descobrir um software muito simples para demonstrar o modelo de Von Thunen, no Centro de Análise Espacial Avançada da Universal College de Londres. Fazer o download aqui. O ficheiro "zip" contém mapas que se podem colocar em fundo para decalcar as cidades e as vias de transporte, antes de aplicar o modelo.

E ainda fui descobrir outras "peças" de software úteis para futuras oficinas de formação sobre Mapas Digitais e Google Earth.

Sem comentários: