12 de dezembro de 2008

Um blogue por e-mail

Quando pensei no Geofactualidades, tive intenção de criar um espaço onde pudesse colocar recursos de apoio às aulas de Geografia, tais como sites sobre temas específicos para a disciplina. Porém, com o passar do tempo, tenho colocado aqui outros recursos que se me afiguram como interessantes para qualquer professor, principalmente por proporcionarem a integração das TIC na sala de aula.

Descoberto hoje mesmo, o Posterous é um desses recursos que podem ser de grande utilidade para as aulas de Geografia, mas não só. Posterous é um site que permite a criação e a "alimentação" de um blogue através de email. Bem sei que o Blogger também permite a publicação imediata de posts enviados por email mas ainda não consegui que fizesse para ficheiros em formato pdf ou vídeo, por exemplo. No Posterous essa é uma possibilidade real e de uma simplicidade enorme.


O Posterous é a ferramenta ideal para que os alunos / turmas publiquem os seus trabalhos individuais. Basta o professor criar a conta no Posterous e divulgar aos alunos o endereço de email para que façam os seus envios. Poderá nem ser necessário fazer registo, tornando o processo ainda mais simples. No caso de apresentações em MS Powerpoint, o Posterous converte-os de imediato para que possam ser lidos no próprio site, sem haver necessidade de descarregar o ficheiro para o computador.

Sem comentários: