25 de setembro de 2008

Projecto "The Box" - BBC

Da iniciativa da BBC News, o projecto The Box consistirá no acompanhamento de um contentor comercial na volta ao mundo durante 1 ano, procurando assim demonstrar os circuitos do comércio internacional e da globalização. Uma das facetas interessantes reside na possibilidade de acompanhar a viagem do contentor através de um mapa já que aquele tem agregado um GPS, o qual permitirá conhecer a localização exacta do modo de transporte do contentor "The Box". O contentor partiu na 2ª feira passada do porto de Southampton e dirigiu-se à Escócia para ser carregado com whisky, seguindo em direcção a Xangai (China).

Neste pequeno vídeo, o repórter da BBC mostra-nos o contentor "The Box", bem como o barco que o transportará na primeira viagem, salientando algumas vantagens do processo de contentorização. Trata-se pois de uma verdadeira viagem, com transporte de mercadorias, que implica o cumprimento de todas as formalidades logísticas associadas ao comércio internacional.

A viagem poderá ser acompanhada através da localização no mapa e através de fotografias que forem sendo tiradas à medida que o contentor vai viajando pelo mundo fora.

Uma iniciativa com interesse para o estudo do Comércio Internacional (8º ano), da Globalização (12º ano) e dos Transportes (8º ano).


Sem comentários: