22 de maio de 2017

Portugal no Centro

Estudo de diagnóstico aplicado à Região Centro, realizado com a colaboração das universidades de Coimbra, da Beira Interior e de Aveiro, e dos Institutos Politécnicos da Região.
Este terceiro estudo ambiciona abrir espaço a novas iniciativas que dinamizem as regiões na variedade do seu património e desenvolvam uma estreita cooperação entre si, de forma a contribuir para o reposicionamento de Portugal na globalização e na economia europeia, permitindo um crescimento mais rápido e uma riqueza mais equilibradamente distribuída.
Neste estudo está considerada a norte a Região de Aveiro e a sul a Região de Leiria – incluídas na análise realizada para o Noroeste e para o Arco Metropolitano de Lisboa, e que, ao estruturarem relações com a Região de Coimbra, completam a fachada atlântica do País mais exposta à globalização. Integra também regiões que rodeiam a cordilheira central e organizam um espaço que liga o litoral à fronteira com Espanha.
O estudo de diagnóstico sobre a Região Centro de Portugal foi realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem como objetivo fazer uma reflexão sobre “as dinâmicas territoriais e urbanas ocorridas em Portugal”. No mesmo projeto inserem-se os projetos “Noroeste Global” e “Arco Metropolitano de Lisboa”.

Descarregar o estudo, aqui.

Sem comentários: