17 de maio de 2012

Expansão urbana ocupará área igual a de três países até 2030


"Estudo divulgado em Londres, diz que o planeta será obrigado a urbanizar uma nova área equivalente aos territórios da França, Alemanha e Espanha até 2030.O motivo é o crescimento descontrolado da população mundial, aliado a um processo migratório desordenado de pessoas para as zonas urbanas.
É como se nos próximos 18 anos, o mundo necessitasse desenvolver infraestrutura de transportes, energia elétrica, habitação, saneamento básico e outros serviços em uma porção de terra do tamanho do estado brasileiro do Amazonas.
Os dados reunidos por cientistas de diversas universidades foram apresentados na conferência "Planet under pressure" (planeta sob pressão, na tradução do inglês) que acontece na Inglaterra.
O grupo, juntamente com outros cientistas, pretende apresentar soluções para que sejam incluídas no documento final da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) que acontece em junho no Brasil.

De acordo com Michail Fragkias, da Universidade do Estado do Arizona, dos Estados Unidos, somente com uma mudança nos padrões de desenvolvimento nos países – agindo na parte ambiental, social e económica – é que se conseguirá eficiência e qualidade de vida nos grandes centros urbanos para uma população crescente.

1 milhão de novos moradores por semana – Os cientistas utilizaram dados divulgados recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o crescimento demográfico do planeta. De acordo com o relatório da instituição, a população humana deve crescer dos atuais 7 mil milhões para 9 mil milhões em 2050 – uma média de 1 milhão de nascimentos são esperados a cada semana no mundo pelos próximos 38 anos.

Já o processo de migração contínuo dos habitantes das zonas rurais para a vida urbana causará um "boom demográfico" nas cidades, que receberão 6,3 mil milhõesde humanos daqui a 38 anos. Este aumento já é notado atualmente. O estudo afirma que há um século, existiam menos de 20 cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Hoje, existem 450, entre elas São Paulo.

Cidades poluem mais – O crescimento urbano aumenta a pressão sobre o meio ambiente. Mais de 70% das emissões de CO2 atuais estão relacionadas ao abastecimento urbano, segundo o Projeto Global de Carbono, com sede no Japão.
De 1990 para 2010, elas passaram de 15 para 25 mil milhões de toneladas cúbicas de CO2. A expectativa para 2030 é de 36  mil milhões, caso não seja tomada nenhuma medida para reverter a tendência de crescimento.

Entre as medidas de contenção das emissões urbanas, os pesquisadores destacam sistemas para reduzir congestionamentos e sensores de monitorização de uso energético."O crescimento das cidades desde a Segunda Guerra Mundial não é sustentável tanto do ponto de vista ambiental como do social. O custo ambiental do crescimento das cidades em curso é muito alto para continuar desta maneira", afirmou Karen Seto, da Universidade de Yale, que também participou da conferência.

Outras soluções para diminuir o impacto ambiental do aumento da urbanização seriam aprimorar o zonamento urbano, reverter a tendência de construir casas cada vez maiores, acabar com subsídios para carros e aumentar despesas com transporte público e estimular estilos de vida mais sustentáveis. Os pesquisadores também realçaram a importância de combater desigualdades sociais."  Fonte: Ambiente Brasil

Sem comentários: