10 de setembro de 2011

Reservas de gás natural

Vale a pena uma olhadela ao sítio da General Electric, ao qual já aqui fiz referência há uns tempos atrás, para estes recursos interactivos sobre as reservas e os produtores de gás natural.



Passando o cursor sobre cada um dos quadrados, obtém-se o nome dos países detentores das maiores reservas a nível mundial.

Clicando sobre a imagem, passa-se para o separador "Gas giants", no qual podemos comparar os 7 países: com maiores reservas, que mais produzem anualmente e que mais consomem (clicar no lado esquerdo da imagem ou nas setas em baixo).


Um último separador (In comparison), mostra-nos de forma também interactiva as reservas de gás natural em comparação com as de petróleo e de carvão.


Chamo a especial atenção para a parte de baixo deste recurso interactivo, no qual poderemos simular o número de anos de reservas disponíveis consoante as flutuações na produção (resultante de necessidades de consumo). O mesmo se poderá fazer no separador "Natural gas", clicando em amount left / Years left (em cima à esquerda).

Mas uma das grandes funcionalidades é a possibilidade de descarregar a aplicação para o computador, aqui.

Em complemento, aqui fica uma ficha de exploração deste recurso, por mim elaborada. Aceitam-se sugestões de melhoria da mesma.

Também publicado no GEORED.

Sem comentários: