30 de abril de 2011

Geografia principesca

Do Prof. Sérgio Claudino recebi (e agradeço) a seguinte informação, muito actual e pertinente para o evento que ontem aconteceu:
"O casadoiro Príncipe William é geógrafo, tendo-se licenciado em Geografia na Universidade de Saint Andrews, na Escócia, em 2005. Inicialmente começou por estudar História de Arte, tendo então conhecido Kate, mas decidiu mudar de curso após o 1º ano.
O saudoso Professor Christopher Jensen-Butler (1945-2006), inglês, com uma grande ligação ao Departamento de Geografia e ao Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, meu professor de Mestrado e que me acompanhou também no Instituto de Geografia da Universidade de Copenhaga, em 1989, onde igualmente leccionava, foi convidado a concorrer ao Departamento de Geografia da mesma Universidade de Saint Andrews, pelo respectivo Reitor. A razão? Sendo um professor prestigiado internacionalmente e com uma investigação inovadora, ajudaria a dinamizar e a projectar o mesmo Departamento de Geografia. Leccionou aí em 1995/96, mas não foi bem aceite pelos seus colegas professores e abandona o Departamento de Geografia.

O Reitor aprecia-o muito e, mais tarde, será convidado a dirigir o Departamento de Economia (2001). Entretanto, julgo que a partir de 2002, o Príncipe William ingressa em Geografia. Tal leva a que muitos estudantes, designadamente dos Estados Unidos (raparigas…), passem a procurar o mesmo curso. O Departamento e o curso de Geografia adquiriram, involuntariamente, assinaláveis prestígio e projecção internacionais, que se fazem sentir ainda hoje.

Mais vale um príncipe que um professor prestigiado num Departamento de Geografia!"

Sem comentários: