2 de fevereiro de 2011

Um ciclone do tamanho da Europa

Depois das enormes inundações que afectaram a região de Queensland, na Austrália, e ainda mal refeitos dos seus devastadores efeitos, os australianos são agora surpreendidos com mais uma contrariedade, um enorme ciclone (Yasi), cujas dimensões são aqui comparadas com o território europeu.
O ciclone Yasi, temido como o mais violento de que se tem registo na Austrália, atingiu hoje a costa Nordeste do país, com ventos de 300 quilómetros por hora e perspectivas de elevada destruição. “Não vou minimizar a situação. Serão 24 horas duras. Ainda esperamos pelo pior”, disse a governadora do estado australiano de Queensland, Anna Bligh. “Sem dúvida, vamos encontrar cenas de devastação e desgosto numa escala sem precendentes. Este ciclone não se parece com nada que tenhamos enfrentado como nação”, acrescentou.
O ciclone, inicialmente com categoria 5, a mais elevada na escala das tempestades tropicais, atingiu a costa perto da cidade de Mission Beach, numa região onde vivem 400.000 mil pessoas e que atrai muitos turistas, para verem a Grande Barreira de Coral da Austrália. Público online

Sem comentários: