1 de fevereiro de 2011

Alterem-se os manuais escolares. Um novo país vai nascer

Um novo país está para nascer em breve, mais concretamente em 9 de Julho de 2011. Em resultado do referendo no Sudão, este país deverá em breve dar origem a dois países, bastante contrastantes em diversos domínios, como o atestam os mapas da BBC, que publicou no dia 30 de Janeiro este útil artigo.

A localização dos poços de petróleo poderá ser um motivo suficiente para desentendimentos entre os futuros ex-países irmãos, estando a exportação do petróleo muito dependente do "Norte", considerando o traçado dos oleodutos.

Manifestamente mais pobre e menos desenvolvido, o "Sul" terá no petróleo um valioso recurso para promover o desenvolvimento do futuro país.

Depois de uma guerra civil que durou 21 anos, os cerca de 2 milhões de refugiados regressam "a casa".

Um conjunto de imagens sobre o Sudão. Um artigo sobre a fome no Sudão e outro sobre o potencial do petróleo para o novo país. Mais mapas aqui, e mais sobre este tema em Sudan: one country or two?, também na BBC.

Assunto bastante fértil para criar uma situação de aprendizagem (em curso) para as minhas turmas do 9º ano, a propósito do tema "Contrastes de Desenvolvimento".

Sem comentários: