28 de setembro de 2010

Criar mapas? Muuuuito simples

Criar um mapa personalizado é uma das necessidades básicas de qualquer professor de Geografia. Por isso, deixo-vos este recurso, StepMap, que permite em poucos passos simples, construir um mapa à medida.

O resultado da minha primeira experiência com o StepMap foi esta:

StepMapExemplo

26 de setembro de 2010

GPS: moda ou vício?

crossroads (what to do) from Garvin Nolte on Vimeo.



Este vídeo, intitulado Crossroads, lembra-me as dezenas de condutores que tenho visto, desde há uns meses a esta parte, que moram algures em Loures e trabalham em Lisboa, as que não dispensam o GPS ligado. Pelo menos durante a noite. Não sei se tal se deve ao facto de, ainda não conhecerem o caminho, anos depois de o fazerem diariamente, ou se se trata de um fetiche de automobilista. Não deixa de ter a sua pinta um Opel Corsa a cair de velho com GPS no vidro. Pelo menos é um sinal de modernidade.

25 de setembro de 2010

Lago engole cidade?

DEVILS LAKE, N.D. – It's been called a slow-growing monster: a huge lake that has steadily expanded over the last 20 years, swallowing up thousands of acres, hundreds of buildings and at least two towns in its rising waters. Devils Lake keeps getting larger because it has no natural river or stream to carry away excess rain and snowmelt. Now it has climbed within 6 feet of overflowing, raising fears that some downstream communities could be washed away if the water level isn't reduced. (continuar a ler aqui)

Recursos renováveis

Esta empresa de informação sobre recursos renováveis apresenta um conjunto de recursos cartográficos de interesse, que ilustram o potencial das energias renováveis em todo o mundo, entre os quais se contam posters sobre radiação solar e velocidade do vento.Para download, aqui.

24 de setembro de 2010

Memórias



Bodyrockers - I like the way you move

Desenvolvimento interactivo

"Os melhores países do Mundo" é um recurso interactivo muito útil para o tema "Contrastes de Desenvolvimento", produzido pela Newsweek. Trata-se de um recurso gráfico que nos permite comparar a "posição" de cada país com outros, no que respeita a indicadores económicos, de saúde, demográficos, entre outros. A selecção pode ser feita por país, por região ou grupo económico (G7, G20, UE). Aqui.

Segundo as referências da Newsweek online, os dados para a construção deste recurso foram sujeitos ao crivo de consultores reconhecidos e de instituições de renome, como se pode constatar aqui.



22 de setembro de 2010

Sorte para quem faz dieta

Faltam alimentos para não passarmos fome em 2050

"Em quatro décadas a Terra vai ter que alimentar nove mil milhões de bocas. Para Cary Fowler, director executivo do Global Crop Diversity Trust, o maior desafio não é a urbanização ou a falta de terreno agrícola, mas as alterações climáticas que vão exigir novas variedades de alimentos capazes de resistir ao calor e à seca. A salvação pode estar na natureza." (continuar a ler no Público online)

Atlas da Fé


Cabos submarinos

Um mapa interactivo dos cabos submarinos de comunicações em todo o mundo, com informações detalhadas.

21 de setembro de 2010

Mais "aquecimento global" no Google Earth


Foi publicado em Julho, pelo Tyndall Centre, mais um recurso para explorar no Google Earth, sobre o aquecimento global. Este recurso, mais concretamente um ficheiro KMZ, no qual podemos encontrar um mapa interativo, mostra alguns dos possíveis impactos de um aumento global da temperatura de 4 graus.




18 de setembro de 2010

Stor, o que é um fiorde?

Ir à Noruega sem sair da sala de aula, através desta magnífica paisagem panorâmica em VisitNorway.com. Clicar nos ícones "Sky Cam" para outras perspectivas. Soberbo.

Proximidades


Anúncio publicitário da empresa de correio norte-americana FedEx.
Um bom mote para iniciar o estudo dos transportes.

17 de setembro de 2010

Sem comentários



Isabel Alçada, escritora, professora e Ministra da Educação.

Até onde chegará o mar?

O Sea Level Rise Explorer é um excelente recurso online para o estudo das consequências das alterações climáticas, em particular para a identificação das áreas afectadas pela subida do nível do mar. Possível de utilizar para todo o mundo. Pode ser utilizado em complemento com este, que já aqui divulguei em tempos.

16 de setembro de 2010

Era uma vez (est)a Terra

Exposição "Era uma vez a Terra..."


A Exposição “Era uma vez a Terra…" é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Lisboa E-Nova, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão Nacional da UNESCO, organizada no Ano Internacional da Biodiversidade e no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra (2009), sob a égide da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Com o objectivo de aprofundar várias temáticas ambientais, tais como os Recursos Naturais, as Mudanças Climáticas, os Oceanos, a Terra e a Vida, esta iniciativa conta com a participação de membros do Comité Científico do Planeta Terra e do Comité do Ano Internacional da Biodiversidade, entre outros especialistas.

A Exposição, disponível em oito locais do Município de Lisboa, de 6 de Outubro a 5 de Dezembro de 2010, destina-se às Escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do Concelho. As visitas são gratuitas, mediante inscrição prévia, por turma, e sujeitas à disponibilidade e capacidade do espaço. Para o público em geral não há obrigatoriedade de inscrição. Os horários e as inscrições variam de acordo com os diferentes locais onde a Exposição estará patente.

London Tube em tempo real

Nesta aplicação online, é possível acompanhar a localização em tempo real dos comboios na cidade de Londres.

15 de setembro de 2010

11 de setembro de 2010

China: creches laborais

Chegado por email. Desumano. Vergonhoso. Recorda-me o velhinho documentário "As salas da morte na China".

8 de setembro de 2010

Conjugar o futuro

A Educação é o futuro e os professores procuram preparar os jovens para o futuro, contribuindo para que participem plenamente em todos os aspectos da vida cívica, cultural, social, intelectual e económica. Por esta razão é tão importante ajudar os nossos alunos a pensar no FUTURO, nas oportunidades que se lhes irão apresentar, bem como no papel de cada um nesse mesmo futuro.

O Futurelab dispõe de um kit didáctico, intitulado "Futures Thinking Teachers Pack", que ajuda a construir situações de aprendizagem com o objectivo de pensar em termos de futuro. Não de previsão do que irá acontecer mas em considerar sobre possíveis ou prováveis futuros, ajudando à tomada de decisões no presente.

Há um kit didáctico para Geografia e para Cidadania, bem como links para recursos necessários às actividades, aqui e aqui. O pack completo está também disponível para download, aqui.

7 de setembro de 2010

A Espanha em África

Peñón de Alhucemas

Enquanto estava por terras da Andaluzia, a televisão espanhola noticiava problemas ocorridos na fronteira de Melilla, relacionados com o uso da força policial sobre trabalhadores marroquinos. Esse foi, para Espanha, o tema quente do mês de Agosto.

Ocorreu-me, a partir dessas notícias, procurar identificar e localizar os territórios sob administração espanhola (possessões) no Norte de África. E, contrariamente ao que supunha, e para além de Ceuta, Melilla e Perejil (também notícia de uns Verões atrás em resultado da disputa do território) há outras possessões que a Espanha manteve sob sua administração quando, em 1956, reconheceu a independência de Marrocos.

As possessões espanholas no Norte de África são as seguintes:

Ceuta, Melilla, Ilhas Alhucemas, Ilhas Chafarinas, Perejil, Peñón de Vélez de la Gomera.


Memórias



Jump - Van Hallen

3 de setembro de 2010

Mais um Atlas


Composto por quatro grandes categorias, o Atlas da Biosfera dispõe de valiosos e diversificado recursos cartográficos, para além de esquemas animados. Impactes humanos, Uso do solo, Ecossistemas e Recursos hídricos, são as categorias segundo as quais a cartografia está organizada.