15 de dezembro de 2010

Polícia agride brutalmente mulher sudanesa

"O caso de uma mulher brutalmente açoitada por um polícia do Sudão está a ser investigado pela Justiça sudanesa. As imagens das agressões foram colocadas no You Tube. Veja o vídeo (as imagens podem ser consideradas chocantes).

No vídeo, uma mulher aterrorizada e rodeada de homens grita e chora. Sabe o que lhe vai acontecer. "Fechamos-te dois anos na prisão se não de vergas e te sentas no chão", ameaça um homem vestido com o uniforme da polícia do Sudão, antes de iniciar o ataque. "Devem ser 53 chicotadas", diz outro dos homens presentes, segundo as legendas do vídeo.

Perante as gargalhas da assistência, a mulher pede clemência: "Já chega! Já chega!" Pedido ignorado. A violência continuou.



Entretanto, a circulação do vídeo na Internet gerou inúmeras críticas sobre a crueldade daquele acto, chegando ao conhecimento da Justiça do Sudão, que abriu uma investigação para apurar se o castigo em causa está previsto no Código Penal do país.

Para já, não é conhecido o motivo que levou os agentes a agredir a mulher, mas, segundo o jornal "The Guardian", há sites sudaneses apontam a hipótese de a mulher ter usado calças.

Recorde-se que a jornalista e activista Labna Ahmed Hussein já havia alertado para a existência de milhares de mulheres sudanesas que são vítimas de castigos de agentes da polícia. Labna Ahmed Hussein foi condenada a 40 chicotadas por ter vestido calças, mas pagou uma multa e não sofreu o castigo."

Jornal de Notícias online. 13/12/2010

Sem comentários: