25 de março de 2010

Quatro horas sobre a roda de camião

Jovem fugiu de Espanha e viajou escondido até ser descoberto

Um jovem marroquino de 15 anos viajou durante cerca de quatro horas pendurado no eixo traseiro de um camião de transporte de peixe. O condutor apercebeu-se do "passageiro" quando ontem parou numa estação de serviço, em Olhão.

O rapaz terá fugido de uma instituição em Algeciras, Espanha. Foi encontrado pelo camionista em estado de choque e hipotermia, mas sem ferimentos. Acabou por ser levado para o posto da GNR onde ao final do dia ainda aguardava, com uma técnica da Segurança Social, para saber qual o centro que o iria acolher.

O condutor, de nacionalidade marroquina, iniciou a viagem no Sul de Marrocos e tinha como destino Pontevedra, na Galiza. Antes de chegar a Portugal pelo Algarve, parou na fronteira de Algeciras, Espanha, para tratar da documentação e entrar no espaço Schengen. Terá sido aí que o jovem saltou para a viatura, carregada de pescado, e se escondeu num dos eixos junto às rodas traseiras. O condutor só parou ao fim de quatro horas na área de serviço de Olhão.

"Viu-o a sair do eixo junto à roda. Perguntei-lhe o que estava ali a fazer e de onde vinha", disse El Harsi Mohamed. O menor confidenciou ter-se pendurado no camião em Algeciras e que tinha fugido de uma instituição onde vivia com cerca de uma dezena de crianças. Explicou, ainda, que o fez "porque é um hábito" e porque "há muitos marroquinos que o fazem". Só não pensou vir parar a Portugal. "Achava que ia ficar em Espanha e conseguir ter uma vida melhor".

Ao que o JN apurou, o condutor alertou a GNR por volta das 15.30 horas. Os militares deslocaram-se ao local e encontraram o rapaz "sujo, sem ferimentos, muito assustado e cheio de frio". Tribunal e Segurança Social foram contactados e decidiram que ficaria aos cuidados de uma instituição durante o fim-de-semana. Segunda-feira, o tribunal de menores encarregar-se-á do caso.

In Jornal de Notícias, 21 Fevereiro 2010

Sem comentários: