8 de novembro de 2009

Congresso Ibérico de Didáctica da geografia - Visita de estudo a Lisboa

Apesar do frio que se fez sentir, o dia de ontem foi altamente recompensador. Pela visita de estudo a Lisboa, a encerrar o IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia, organizada pela Associação de Professores de Geografia e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. Depois de um primeiro congresso em Madrid (de boa memória), do segundo em Lisboa (na Fundação Gulbenkian), de um terceiro em Almagro (no qual não participei), foi agora a vez de Lisboa acolher o quarto congresso ibérico, nas instalações da Torre do Tombo e da Faculdade de Letras.

Se o congresso teve excelentes comunicações, não só de Espanha e de Portugal, mas também de colegas professores de Geografia vindos do Brasil, o que deu a este congresso um cariz ibero-americano, a visita de estudo, ainda que curta, permitiu recordar os tempos de estudante da Universidade Nova e dos trabalhos e visitas de estudo na capital. Desta vez com o contributo do João Reis, Herculano Cachinho e do Sérgio Claudino (profundo conhecedor da Sociedade de Geografia de Lisboa) que nos guiaram pelas ruas da cidade.

Partindo do Jardim de São Pedro de Alcântara, mesmo encostado ao Bairro Alto, descendo até à baixa pombalina e subindo a encosta do castelo por Alfama (até contemplarmos o Tejo) e fazendo nova descida para a Mouraria, os participantes foram-se embrenhando nos aspectos históricos e geográficos do crescimento da cidade, sobretudo no que respeita a esta parte mais antiga. Depois, desde o Martim Moniz até à "Broadway lisboeta", como lhe chamou o João Reis, foi um salto, parando apenas no Largo de S. Domingos para beber uma ginginha na Ginginha do Rossio. O dia culminou com uma visita guiada à Sociedade de Geografia de Lisboa.

2 comentários:

ACRC disse...

Muito simpático. Obrigada

Ilda Bicacro disse...

Obrigada Pedro
Foi muito bom o encontro, ainda bem que o estás a divulgar.Por vezes, é aqui que falhamos na divulgação das nossas actividades.
Até breve.