6 de março de 2009

Anomalias climáticas

Mais um exemplo das alterações dos padrões climáticos à escala global que são anunciados pelos cientistas. Desta feita um mapa da NOAA, que evidencia os desvios da temperatura média por referência às normais do período compreendido entre 1961 e 1990. Note-se como a região siberiana está a registar aumentos da temperatura bastante elevados, na ordem dos +5ºC, a par da península escandinava. Este fenómeno acelerará o derretimento do permafrost nas elevadas latitudes, com a consequente libertação de gás metano, um dos gases de efeito de estufa.

Porém, ao observarmos o mapa das anomalias térmicas em 2001, constatamos que o padrão de aquecimento não é continuado, isto é, regiões com maior aquecimento em 2009 tiveram valores bem abaixo dos valores normais.

Um outro mapa produzido pela NOAA mostra alguns dos fenómenos meteorológicos extremos que ocorreram no mês de Janeiro deste ano.



Através do mapa seguinte, sobre as anomalias nos valores da precipitação, e cruzando-o com o anterior, compreende-se onda de calor e de incêndios que assolou recentemente os estados do Sudeste da Austrália.
Mais informação detalhada e actualizadíssima sobre a monitorização do clima à escala mundial, pode ser encontrada aqui.

1 comentário:

Carlos disse...

Por acaso esse seu marcador de população não seria em Bilhões???