7 de janeiro de 2009

Mapa da Acessibilidade Mundial

"O mundo está a encolher. Voos baratos, a navegação comercial em grande escala e a expansão das redes rodoviárias, significam que estamos conectados com todo o mundo melhor do que nunca. Mas as viagens globais e o comércio internacional de mercadorias são apenas duas das forças que redesenharam o nosso mundo. Um novo mapa de tempo de viagem às grandes cidades - desenvolvido pela Comissão Europeia e do Banco Mundial - capta essa conectividade e a concentração da actividade económica, e também destaca que já existem poucas áreas selvagens. O mapa mostra como algumas partes do mundo se tornaram acessíveis, enquanto outras regiões têm permanecido isoladas.

Acessibilidade - para os mercados, escolas, hospitais ou água - é uma condição necessária para a satisfação de quase qualquer necessidade económica. Além disso, a acessibilidade é relevante a todos os níveis, desde o desenvolvimento local até ao comércio global. Este mapa preenche uma lacuna importante na nossa compreensão dos padrões espaciais da acessibilidade de carácter económico, físico e social."

Traduzido de European Comission GEM (Global Environment Monitoring)

Um obrigado ao Alan Parkinson pela sugestão deste Mapa da Acessibilidade Mundial. Elaborado pela União Europeia e pelo Banco Mundial, o Mapa da Acessibilidade Global representa a estimativa do tempo de viagem (em horas e em dias) para a cidade com mais de 50.000 habitantes mais próxima. Mesmo na hora para as aulas do 9º ano sobre os Transportes. Irei tentar obter autorização junto do responsável pelo mapa para publicar o mesmo, a cores, num dos próximos números da revista APOGEO.

Sem comentários: