15 de dezembro de 2008

Portugal em números

Pela informação que aparece em rodapé, este será um site credível, pois a ser verdade, os dados disponibilizados foram / são (?) obtidos a partir de "publicações oficiais do INE, OCDE, EUROSTAT, ESTADO PT. Todos os valores apresentados foram cuidadadosamente elaborados com base nas fontes referidas". Refiro-me ao "POR7UGAL - os melhores números que podemos ter", um site com estatísticas muito diversas e muito mas muito bem arrumadinhas para consulta, uma tarefa bastante facilitada se considerarmos utilizar o POR7UGAL nas aulas ou para trabalhos de grupo/pesquisa dos alunos.

Para além dos dados dinâmicos que nos vão surgindo nos diversos painéis temáticos, podemos aceder a uma gama de informações estatísticas com algum detalhe e interesse para fazer uma "radiografia" ao nosso país.


No painel de Economia, repare-se como, em plena crise, os lucros da banca evoluem de forma tão .... positiva.


No POR7UGAL encontramos também um painel de contadores mundiais para diversos temas. Uma sugestão de trabalho a propor aos alunos poderá ser, por exemplo, o registo do valor do número de nascimentos, em Portugal e no Mundo, a uma determinada hora, e um novo registo noutro dia, à mesma hora, para comparar os ritmos de crescimento, ou calcular projecções baseadas na evolução de vários dias. Será um exercício simples que apelará à interdisciplinaridade com Matemática.


Encontramos também em Links Globais um excelente directório de ligações para o instituto nacional de estatística de variadíssimos países, agrupados por continentes. Em alternativa, existe sempre o conhecido CIA WorldFactbook.


Sem comentários: